“Diferenças Culturais nas Negociações Internacionais” em Joinville
Diferenças culturais nas negociações internacionais foi o tema da palestra que Deise C. Engelmann, fundadora da Sincrony, realizou em julho de 2013 na ACIJ – Associação Empresarial de Joinville.
E, como parte das comemorações dos 15 anos da Sincrony, estamos relembrando esses momentos especiais dessa trajetória de sucesso.
A palestra “Diferenças Culturais nas Negociações Internacionais” foi realizada no evento “2º Meeting Comex” promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da ACIJ. A Sincrony foi apoiadora do evento.
Nessa oportunidade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória internacional em Gestão de Pessoas de Deise Engelmann, que já implantou projetos no Brasil, Estados Unidos, Eslováquia, Itália e China. Além disso, sua formação foi facilitada por consultores do Brasil, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Índia.
Essa bagagem internacional capacita a consultora não só para ter realizado essa palestra sobre o tema. Mas também justifica a sua contribuição, durante todos esses anos, junto a negociadores, para que estejam muito mais preparados para as relações internacionais.
Na palestra “Diferenças Culturais nas Negociações Internacionais”, foram abordados os seguintes temas:
- a preparação para negociar com estrangeiros;
- o que observar no comportamento do negociador ou dos negociadores estrangeiros durante o processo de negociação internacional;
- a leitura da linguagem corporal de um estrangeiro;
- como avaliar o caráter e o comportamento dos negociadores que estarão “do outro lado da mesa”;
- formas de evitar golpes ou de ser enganado durante uma negociação internacional;
- como saber se um negociador está mentindo durante a negociação.
Deise C. Engelmann tem desenvolvido treinamentos e processos de coaching em negociação internacional ao longo dos anos. Os treinamentos nesse tema têm acontecido em parceria com a ACIJ – Associação Empresarial de Joinville com valores de inscrição bastante acessíveis.
Já para os processos de coaching individual, a consultora faz uma pesquisa cultural atualizada sobre o país ou os países com os quais aquele negociador vai atuar.
Após a pesquisa cultural, existe um mapeamento do perfil comportamental e do estilo daquele negociador brasileiro que pretende se relacionar com outras culturas.
A partir da análise do perfil individual do negociador brasileiro e das características das culturas com as quais esse executivo precisará negociar, é feita uma orientação estratégica individual sobre a melhor forma de negociar com aquele ou aqueles países estrangeiros.
Para realizar esse trabalho, a Sincrony conta com uma Área de Negócios chamada “Gestão de Pessoas na Internacionalização de Empresas”, que você pode conhecer clicando aqui!
A Sincrony também disponibiliza vídeos sobre negociação internacional em seu Canal no YouTube. Um desses vídeos você pode conferir abaixo.
Aproveite para se inscrever no Canal da Sincrony no YouTube. É grátis!!! Para se inscrever, clique aqui!
E as boas notícias não acabam por aí. A Sincrony também conta com o Blog da Sincrony. No Blog da Sincrony, existem vários materiais gratuitos sobre negociação internacional.
Leia também o artigo “Chineses: como negociar com eles?”, clicando aqui!
Sobre o Autor
0 Comentários